top of page
LOGO ELOS FAMILIARES.png

A importância do propósito em nossas vidas

  • Foto do escritor: Fernanda Caviquioli
    Fernanda Caviquioli
  • 15 de jul. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de out. de 2022

Entenda como a busca pelo propósito pode te guiar em um caminho cheio de descobertas

ree

Atualmente o tema ‘propósito de vida’ tem sido um assunto bastante comentado e abordado em diferentes perspectivas. É muito provável que isso se deva ao fato de muitas pessoas estarem adoecendo no trabalho ou realizando funções que servem aos interesses dos outros e não ao próprio, ou seja, fazem algo porque esperam que o façam, não porque gostam de fazer.


Considero o trabalho uma forma de expressar o propósito de vida, uma possibilidade de desempenhar atividades com especificidade e unicidade, que apesar de muitas pessoas atuarem na mesma função, é possível perceber quem é o responsável pela obra de arte, pois quando se faz com propósito tem emoção, tem brilho.


Quando os problemas e desafios da vida tornam-se doenças emocionais que paralisam, impedindo a pessoa de atuar nos seus papéis sociais – filho, pais, cônjuges, profissional, amigo, etc – que fazem parte do contexto de vida em que está inserida, denunciam que questões familiares precisam ser ressignificadas, que talvez a pessoa esteja tão imersa nas expectativas e demandas familiares a ponto de não conseguir entrar em contato com seu propósito.


Como descobrir o propósito da vida?


Descobrimos o propósito da vida no processo do pertencimento e diferenciação da família de origem – família em que nasceu – e você sente que encontrou quando se sente realizado com o coração cheio de amor por você, pelo que faz, pelas pessoas e pela vida; sente-se motivado, tem paciência e suporta o que é difícil.


A vida é um ciclo para todos, é feita de fases, cada uma com seus desafios e obstáculos. O propósito se encontra no movimento, na possibilidade de ultrapassar e superar, nos aprendizados que acontecem quando nos deparamos com os sentimentos bons e ruins; na capacidade de reconhecer no conflito, na dor e no sofrimento qual o sentido e o propósito de estar onde se está e de realizar o que se realiza.


Confiar que os encontros com pessoas que despertam algo ruim, conta o que é preciso aprender para avançar no seu processo de desenvolvimento; por outro lado as pessoas com quem você se identifica e tem satisfação de compartilhar momentos, você pode reconhecer o quanto tem motivos para se alegrar e comemorar.


O propósito não é algo para ser simplesmente vivido e alcançado, é algo para ser experienciado. Viver é um processo comum a todos, mas é preciso refletir sobre o que se vive e sente, para transformar em experiências e no movimento de aceitar o que foi possível e se responsabilizar pelo que pode vir a ser, poder concluir que vale a pena viver.


ree

O propósito é construído na caminhada, é importante seguir em frente mesmo quando o céu está nublado e sem visualizar o passo seguinte, você dá mais um passo e mais outro, porque confia! Confia no sobrenome que recebeu, na força daqueles que vieram antes, se você acha que eles te deram pouco, eles receberam menos ainda e mesmo assim continuaram e por isso foi possível a sua existência.


Com gratidão e confiança de que tudo que acontece na sua vida é para conhecer mais a respeito do seu propósito, você está onde precisa estar, com quem escolheu e atraiu para estar. Nas suas trocas relacionais descobrir o que gosta e não gosta de fazer. Escolhas erradas e culpas são relativas, você precisa delas para perceber que às vezes é preciso mudar de rota.


Não existe uma receita, uma mistura de ingredientes e pronto – encontrou o propósito! Cada indivíduo é único com um universo de emoções e registros que surgem na relação dentro e fora da família. O desafio é diferenciar, separar os ingredientes, é saber qual é o seu lugar, reconhecer o que é seu e o que é do outro, ocupando-se do que lhe pertence e entregando, sem julgamentos ao outro o que é dele.


Recebemos nossa tela para pintar já com muitas cores originadas da nossa história geracional, muitas vezes em tons que não nos agradam. No processo de diferenciação você tem a possibilidade de acrescentar, misturar e criar novos tons, descobrindo e pintando com outras cores.


Alguns fatos da vida podem surpreender ora com sensações boas, ora com sentimentos ruins – não se pode controlar, mas pode-se colorir a realidade e dar um toque de originalidade nessa tela, na vida adulta: o sentido e o desfecho das suas experiências quem define é você.


Embora o propósito pareça nebuloso às vezes, a confiança de estar onde as escolhas nos conduzem faz com que, aos poucos, encontremos respostas aos questionamentos que fazemos sobre a vida.


ree

No processo de buscar viver uma vida com sentido e com propósito no silêncio da distância da família de origem, por morarem em países diferentes, recordo-me da lembrança de que aos cinco anos abrindo os olhos em um leito de hospital, totalmente sem energia recuperando-me de uma meningite, encontro meus pais e irmãos em volta da minha cama, em silêncio, com um sorriso no rosto, acenando com a cabeça para eu abrir a gaveta da mesa de cabeceira - encontrei um chocolate surpresa, com o desenho de um tigre cheio de vitalidade na floresta.


Nesse momento senti que tinha uma família me esperando para voltar para casa.


Às vezes o propósito parece nebuloso mas a confiança de estar onde as escolhas me conduzem e aos poucos encontrar respostas aos questionamentos que faço sobre a vida, a saudade é abraçada pela certeza de que posso voltar para casa, agora sobre a configuração da filha visitante, mas com a mesma força do pertencimento sentida no silêncio da minha família naquele quarto de hospital me esperando para voltar para casa.


Carrego comigo nesse silêncio da distância, a força do pertencimento, autorizo-me a ousar e seguir em frente mesmo que em um primeiro momento, as minhas escolhas façam sentido só para mim.


1 comentário


Elizabeth Gomes Siqueira
Elizabeth Gomes Siqueira
02 de ago. de 2022

A Importância do Proposito em nossa vida.

Ao ler este texto, me emocionei muito, pois eu acredito que exista explicações para cada ponto de interrogação, para cada questionamento,e para qualquer outro que você não consiga entender especialmente aqueles mais dolorosos. Obrigado Dra Fernanda por nos proporcionar uma leitura fenomenal, fabulosa.

Curtir
whatsapp (1).png
email (1).png
LOGO ELOS FAMILIARES - BRANCO.png

Obrigado pela subscrição

Receba conteúdos para entender de forma mais consciente seus elos familiares

Blog Elos Familiares

por Fernanda Caviquioli

        blog.elosfamiliares@gmail.com

        +351 911 766 488

bottom of page